terça-feira, 3 de novembro de 2009

Escola de Todos - prática escolar: inclusão, saúde e participação.



"O Projeto Escola de Todos busca oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e
substanciais no cotidiano escolar, considerando fundamental que professores, alunos, famílias e comunidades se tornem promotores de princípios e ações de inclusão e desenvolvimento. A idéia de uma Escola de Todos é a da prática docente e da cultura escolar baseadas nos pilares da inclusão, promoção da saúde e participação da comunidade escolar, em especial dos alunos. Fomenta um processo educativo baseado no diálogo e na construção coletiva do conhecimento e da cidadania.

 
Para construir uma escola de todos é preciso facilitar a inclusão educativa e social daqueles que têm características e qualidades de aprendizado diferentes das padronizadas e tradicionalmente esperadas pela escola. É preciso considerar que TODOS correm risco de serem excluídos do processo escolar. A escola precisa renovar seus objetivos e superar a distância entre o discurso das teorias pedagógicas inovadoras e as práticas escolares muitas vezes conservadoras.


Manifesto da Escola de Todos


Entre Junho e Dezembro de 2008, o equipe da Escola de Todos estará facilitando um processo de consulta com pessoas chaves e instituições especializadas, para definir as prioridades específicas e os indicadores que conformaram as bases de um compromisso de trabalho no marco do projeto. Os objetivos baseados nesses temas e compromissos, conformarão um "manifesto" que poderá ser assinado e assumido por aquelas organizações, escolas e indivíduos que desejam fazer parte do Movimento Escola de Todos.

A participação dos alunos e professores no cotidiano da Escola de todos


A participação dos alunos e professores nos diversos níveis do processo pedagógico contribui para o enfrentamento das grandes dificuldades e desafios vividos por todos no contexto escolar, bem como a comunidade do entorno da escola.
Mais especificamente, a participação dos alunos é um "caminho" para viabilizar mudanças e buscar a construção de novas realidades. Essa participação deve ser enfocada na produção de conhecimentos e na contribuição com o trabalho dos professores e a escola, tendo como prioridades:


•contribuir para a qualidade da educação, medida pelo seu grau de inclusão;


•fortalecer o Projeto Político Pedagógico construindo uma proposta curricular mais próxima das realidades sócio-culturais dos participantes da escola (professores, alunos, comunidades) e desta forma melhorar as estrategías de ensino-aprendizagem


•melhorar o vínculo entre escola, família e comunidade


•criar e consolidar novas oportunidades e canais de participação para os alunos se expressarem e aprenderem." (Fonte: http://www.escoladetodos.net/)

3 comentários:

  1. Professora o blog ficou 10!!!

    esta tudo muito bakana, as imagens charges,enfim todo o conteúdo esta muito bom, parebéns!!!...

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  2. prof adoreiii , esse blog ta d+ abordou muito bem o tema sobre inclusaooo...Parabéns

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  3. achei essa idéia ótima e vai ajudar muito aos alunos.adriele dos santos souza 3 A

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