Revista Inclusão, editada pelo Ministério da Educação desde 2005, oferece informações técnicas para educadores e amplia o debate sobre o acesso de crianças com deficiência às classes comuns da rede regular.
Imagem usada no Editoral do primeiro número da revista Inclusão do MEC
Falta de informações e despreparo dos professores. São essas as principais alegações de escolas da rede regular para negar o direito de acesso de crianças com deficiência à educação no mesmo ambiente de crianças sem deficiência. Para prevenir esse tipo de postura e ampliar o conhecimento e a troca experiências, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação lançou, em outubro de 2005, Inclusão: Revista da Educação Especial. A quarta edição da publicação, que tem previsão para começar a ser distribuída na semana de 16 a 20 de julho, traz como novidade a mudança da periodicidade da revista: antes semestral, ela passará a ter três edições por ano.
O aumento do número de edições se deve à maior procura pela publicação por professores interessados em conhecer experiências de ensino inclusivas, e também ao crescente envio de artigos e relatos de experiências vividas por docentes em sala de aula. Segundo a coordenadora editorial da revista Inclusão, Berenice Roth, no início foi preciso convidar educadores para escrever textos. Hoje, o volume que a redação recebe é suficiente para abastecer diversas edições. "As normas para publicação de artigos são informadas na própria revista. O Conselho Editorial está gostando do desafio de selecionar artigos entre tantos que recebemos", afirma.
Revista da Educação Especial
Dirigida às instituições de ensino superior que formam educadores, secretarias estaduais e municipais de educação e professores da rede pública, a revista Inclusão deu continuidade ao trabalho iniciado com outra publicação - Integração, que circulou até 2002. "A mudança de nome acompanhou a evolução conceitual e uma política de educação especial mais abrangente", explica Berenice Roth. O conceito de integração impõe condições e exige da pessoa, ou da criança, que se adeqüe e prepare-se para ser incluída. Já o conceito de inclusão exige da sociedade e de todos seus ambientes sociais estarem preparados para receber a todos sem discriminação ou impondo condições. "Queremos ajudar na formação de professores que estejam aptos a trabalhar com todas as crianças. Incluir é uma evolução natural da escola. Já existem condições melhores para isso, as famílias estão mais envolvidas. Considero que não é mais possível haver retrocesso nesse caminho", diz a coordenadora editorial da revista do MEC.
Capa do nº 3 de Inclusão:
Revista da Educação Especial
A revista Inclusão, que tem tiragem de 50 mil exemplares e é distribuída gratuitamente, está organizada em seções com entrevistas, artigos, relatos, resenhas, informes e opiniões. Todas as edições da revista estão disponíveis para download em dois formatos - PDF e TXT - na página da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação na Internet (www.mec.gov.br/seesp), no item Publicações do menu de navegação. Para solicitar o recebimento da revista, basta enviar um e-mail para revistainclusao@mec.gov.br, informando a profissão - professor, diretor ou estudante da área - e endereço.
Dois personagens cujos relatos foram publicados nas duas primeiras edições da Revista Inclusão também foram destaque na revista SENTIDOS: o da professora com síndrome de Down Débora Seabra Moura (edição 1 da revista Inclusão e edição 29 de SENTIDOS) e da professora Patrícia Marangon, do adolescente surdo-cego Paulo Santos, vencedor da 1ª Olimpíada de Matemática, superando 450 mil concorrentes (nº 2 de Inclusão e nº 32 de SENTIDOS).
Falta de informações e despreparo dos professores. São essas as principais alegações de escolas da rede regular para negar o direito de acesso de crianças com deficiência à educação no mesmo ambiente de crianças sem deficiência. Para prevenir esse tipo de postura e ampliar o conhecimento e a troca experiências, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação lançou, em outubro de 2005, Inclusão: Revista da Educação Especial. A quarta edição da publicação, que tem previsão para começar a ser distribuída na semana de 16 a 20 de julho, traz como novidade a mudança da periodicidade da revista: antes semestral, ela passará a ter três edições por ano.
O aumento do número de edições se deve à maior procura pela publicação por professores interessados em conhecer experiências de ensino inclusivas, e também ao crescente envio de artigos e relatos de experiências vividas por docentes em sala de aula. Segundo a coordenadora editorial da revista Inclusão, Berenice Roth, no início foi preciso convidar educadores para escrever textos. Hoje, o volume que a redação recebe é suficiente para abastecer diversas edições. "As normas para publicação de artigos são informadas na própria revista. O Conselho Editorial está gostando do desafio de selecionar artigos entre tantos que recebemos", afirma.
Capa do nº 2 de Inclusão:
Revista da Educação Especial
Dirigida às instituições de ensino superior que formam educadores, secretarias estaduais e municipais de educação e professores da rede pública, a revista Inclusão deu continuidade ao trabalho iniciado com outra publicação - Integração, que circulou até 2002. "A mudança de nome acompanhou a evolução conceitual e uma política de educação especial mais abrangente", explica Berenice Roth. O conceito de integração impõe condições e exige da pessoa, ou da criança, que se adeqüe e prepare-se para ser incluída. Já o conceito de inclusão exige da sociedade e de todos seus ambientes sociais estarem preparados para receber a todos sem discriminação ou impondo condições. "Queremos ajudar na formação de professores que estejam aptos a trabalhar com todas as crianças. Incluir é uma evolução natural da escola. Já existem condições melhores para isso, as famílias estão mais envolvidas. Considero que não é mais possível haver retrocesso nesse caminho", diz a coordenadora editorial da revista do MEC.
Capa do nº 3 de Inclusão:
Revista da Educação Especial
A revista Inclusão, que tem tiragem de 50 mil exemplares e é distribuída gratuitamente, está organizada em seções com entrevistas, artigos, relatos, resenhas, informes e opiniões. Todas as edições da revista estão disponíveis para download em dois formatos - PDF e TXT - na página da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação na Internet (www.mec.gov.br/seesp), no item Publicações do menu de navegação. Para solicitar o recebimento da revista, basta enviar um e-mail para revistainclusao@mec.gov.br, informando a profissão - professor, diretor ou estudante da área - e endereço.
Dois personagens cujos relatos foram publicados nas duas primeiras edições da Revista Inclusão também foram destaque na revista SENTIDOS: o da professora com síndrome de Down Débora Seabra Moura (edição 1 da revista Inclusão e edição 29 de SENTIDOS) e da professora Patrícia Marangon, do adolescente surdo-cego Paulo Santos, vencedor da 1ª Olimpíada de Matemática, superando 450 mil concorrentes (nº 2 de Inclusão e nº 32 de SENTIDOS).
(Fonte:http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=12506&cod_canal=13)
Aqui postaremos assuntos relacionados a inclusão dos alunos nas novas tecnologias educacionais, sejam eles portadores de deficiência ou não. O importante é o acesso destes alunos a sala de informática, tendo acesso a web, com produções dos professores em Webquest, blogs e ao programa DOSVOX. Além de informações do colégio onde leciono.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Escola para todos
Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão-Coaraci-Ba, um colégio de porte médio, para o Ensino Médio. Sinônimo de Qualidade e competência.
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