quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto do Almakazir é contemplado pela Petrobrás.

Visita ao lixão da cidade juntamente com os alunos -maio de 2008.


   
O Projeto Sócio-ambiental  Recicle e Viva:O nosso lixo é um luxo,  projetado e realizado  pelas professoras Edvanilda Nunes Cezarano, Rozânia Vital Araújo de Sousa e Luíza Maria Marques, professoras do Colégio estadual Almakazir Foi contemplado pelo Projeto FortalecimentoSócio-Ambiental das Comunidades Rurais e Urbanas do entorno da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

A Petrobras vem patrocinando projetos nas cidades onde realizam suas atividades, foi o caso das cidades da Bacia do Almada, Almadina, Coaraci, Itajuípe e outras cidades  onde passou o gasoduto,  nosso projeto foi contemplado por possuir o perfil desejado pela empresa: "Preservando o Meio Ambiente e Promovendo a Cidadania".                      

O projeto nasceu da necessidade de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar e local, sobre o destino do lixo e a preservação do ecossistema em que vive. Para solucionar o problema do lixo o projeto apresenta as seguintes atividades: coleta de dados, pesquisas, palestras, aulas expositivas com recursos audiovisuais, além de atividades lúdicas, oficinas de reciclagem, para levá-los a conhecer técnicas e/ou processo de reaproveitamento da coleta seletiva.
É um projeto de  custo relativamente baixo que tem como objetivo despertar uma consciência critica e reflexiva do futuro cidadão, da família e comunidade alvo, da importante participação e responsabilidade de cada um, nas questões ecológicas.

           "Para reduzir a produção de lixo, há necessidade de uma mudança de atitude. A reciclagem só é possível quando todos juntam esforços. Com o conhecimento e compromisso é possível vislumbrar diversas alternativas para um aproveitamento lucrativo daquilo que, antes, era um peso para a sociedade (PROJETO DE ENSINO DE QUÍMICA E SOCIEDADE, 2003)."
           Como  a produção de lixo não pára de crescer  a proposta do projeto baseia-se na redução do consumo e no desperdício, reutilização de produtos, e reciclagem de materiais, tendo em mente que é preciso modificar hábitos por meio da conscientização. É preciso apostar nos recursos de reaproveitamentos e investir em meios de destinação do lixo.

            O projeto tem como beneficiários direto alunos de carência sócio econômica, constituídos por trabalhadores rurais, domesticas, comerciários e adolescentes com poucas oportunidades de emprego, baixo poder aquisitivo, com pais  de pouca escolaridade. Proporcionando que os mesmos percebam que estão inseridos no meio ambiente e que dele podem retirar benefícios econômicos, ajudando a sua comunidade, principalmente no processo da reciclagem, o projeto tem como metas oferecer oficinas de reciclagem, alimentação alternativa, produção de sabão com óleo saturado e implantação da coleta seletiva. Como não temos um censo especifico, não sabemos ao certo o total da população que vive da renda da coleta de lixo (beneficiários indiretos).
As coordenadoras do projeto:Edvanilda, Rozânia e Luiza.-2008



Professoras e alunos na produção de sabão.27/12/2011
Para o ano de 2012, estaremos concretizando mais uma vez este projeto,com várias oficinas utilizando materias recicláveis e a produção de adubo orgânico.
O projeto foi contemplado pela Petrobrás desde 2008, sendo que só foi realmente concretizado o patrocínio em novembro de 2011.









No dia 27 de dezembro 2011, foi realizada uma das oficinas, a Produção de sabão com gordura saturada.